Como pode contribuir para a empresa?

É muito comum em entrevistas de emprego, lhe perguntarem de que forma contribuirá ou agregará valor à empresa. Tenha em mente que é o tipo de pergunta que lhe dá a oportunidade de explicar o que o faz, destacar-se perante os outros candidatos e demonstrar como será um membro ativo.

Ao perguntarem como pode contribuir para a empresa, tem a oportunidade perfeita para mostrar ao entrevistador porque é que é o candidato ideal para a oferta.

 

Como se deve preparar para responder

A melhor forma de responder a perguntas sobre como pode contribuir para uma empresa é dar exemplos das suas tarefas passadas e de alguma forma relacioná-las com o que pode alcançar futuramente.

Como tal, certifique-se que efetuou uma pesquisa sobre a empresa antes da entrevista, para que tenha conhecimento da missão da empresa. Tente identificar quais as necessidades específicas da empresa, e posteriormente responda dando exemplos sobre a sua educação, competências, realizações e experiência, o que farão com que pareça um elemento ativo para a empresa enquanto cumprimentos das necessidades.

Compare os seus objetivos com os objetivos da empresa e a posição, para além do que conseguiu realizar com os seus empregos passados. Seja positivo e mostre o interesse pela empresa e pela oferta.

Veja algumas dicas de como responder à questão “Como pode contribuir para a empresa?”, com alguns exemplos de respostas.

 

Enfatize o que realizou e alcançou

Dê exemplos concretos de trabalhos que tenha efetuado, desta forma irá mostrar ao entrevistador como contribuiu para cada empresa. Mostre também o tipo de trabalho que efetuará na empresa.

Seja muito específico nos exemplos, descreva e mencione as mudanças que implementou e metas que alcançou.

Aborde sobre a profundidade e amplitude da experiência relacionada que possui. Depois conclua com uma explicação como pode trazer estas realizações para a empresa.

 

Use dados concretos

Por norma, os entrevistadores fazem este tipo de perguntas porque na realidade pretendem saber como pode trazer valor à empresa. Como tal, precisará de mostrar números de como adicionou valor no passado. Se por exemplo, aumentou o volume de vendas de uma empresa, ou se levantou uma quantia de fundos para uma organização.

Tenha em mente que os números fornecem um exemplo concreto de como contribuiu para determinada empresa e como isso pode contribuir para o futuro.

Relacione a resposta com os objetivos da empresa
Independentemente daquilo em que se concentrar, verifique se está relacionado com a oferta ou com a empresa em questão. Pois a ideia é que o recrutador tenha conhecimento que tem as competências necessárias para desempenhar o trabalho, e que tem a capacidade de enfrentar os desafios de forma eficaz, assim como a flexibilidade e diplomacia para trabalhar com os outros colaboradores e administradores.

 

Caso haja qualidades ou competências importantes para a oferta ou empresa, deve concentra-se nas mesmas.

 

Exemplos de respostas

  • Pode contribuir com a sua capacidade de simplificar os processos no escritório. Por exemplo, desenvolveu um novo método que lhe permite agendar compromissos com os clientes, em que contribuiu para redução de erros de agendamentos de 85%. Pode sugerir aplicar o mesmo método e as suas competências gerais para a organização em questão.

 

  • Aborde a sua experiência nas diversas áreas relacionadas com os objetivos atuais da empresa, incluindo a expansão das vendas internacionais. Refira, por exemplo, se ajudou a melhorar as vendas internacionais da antiga empresa em 25%. Reforce que com o seu histórico e a sua capacidade de planear antecipadamente, lhe permite ajudar no processo de crescimento.

 

  • Se a sua experiência inclui inovação em diversas áreas, que inclui estratégias para um trabalho em equipa de forma mais eficaz, refira isso. Caso tenha desenvolvido estratégias para melhorar o trabalho em equipa e também a comunicação entre os envolvidos nos projetos, faça questão em referir isso mesmo. Reforce, que mais as sua ideias pode levar, pode levar a sua paixão geral pela inovação para empresa.

Fonte: alertaemprego

Publicidade

Siga-nos

Subscreva à nossa Newsletter